O que é cardiomiopatia dilatada?
Se você tiver cardiomiopatia, você tem um problema com o tecido muscular que constitui o seu coração. A cardiomiopatia dilatada é o tipo mais comum de cardiomiopatia. Ela acontece quando as paredes do coração ficam mais finas e o coração fica maior. Como resultado, o coração pode não bater tão bem quanto deveria. Isso causa problemas graves para o resto do seu corpo. Também piora os problemas cardíacos existentes. É possível trabalhar junto com o médico para ajudar seu coração a funcionar melhor e reduzir os efeitos na sua vida.

A cardiomiopatia dilatada pode ocorrer a partir de:
Sintomas da cardiomiopatia dilatada
Os sintomas comuns incluem:
-
Falta de ar, especialmente quando você se esforça
-
Cansaço sem explicação
-
Dor no peito
-
Acúmulo de líquido nos pulmões. Você pode precisar usar travesseiros extras para se apoiar e respirar melhor ao se deitar.
-
Acúmulo de líquido causando inchaço nos pés ou tornozelos ou ganho de peso inexplicável
-
Coração pulando ou batendo forte
-
Desmaios, tonturas ou vertigens
-
Inchaço das veias do pescoço
-
Inchaço na barriga (abdome) com menos apetite
Quando você tem cardiomiopatia dilatada
Na cardiomiopatia dilatada, o músculo cardíaco foi danificado. Um músculo cardíaco danificado não consegue bombear tanto sangue quanto um coração normal. Para tentar bombear sangue suficiente, o músculo cardíaco se estica para reter mais sangue. As câmaras, especialmente no lado esquerdo do coração, geralmente ficam maiores (dilatam). Câmaras maiores podem ajudar a mover mais sangue por um tempo. Mas, com o tempo, o músculo esticado fica ainda mais fraco e se cansa. Isso causa problemas no envio de sangue para o resto do seu corpo. E dificulta o funcionamento do seu coração.
Tratamento para cardiomiopatia dilatada
Muitas vezes, a cardiomiopatia dilatada não desaparece. Mas pode ser tratada. O tratamento pode ajudar a evitar que a cardiomiopatia piore. Ele também alivia seus sintomas. O tratamento também pode ajudar a prevenir:
-
Piora na insuficiência cardíaca
-
Coágulos sanguíneos
-
Problemas na valva cardíaca
-
Problemas no ritmo cardíaco
O médico trabalhará com você para desenvolver um plano de tratamento. O objetivo do plano é ajudá-lo a se sentir melhor agora e evitar problemas no futuro. Na maioria das vezes, os sintomas podem ser controlados por medicamentos e mudanças no estilo de vida. Algumas pessoas têm sintomas graves. Elas precisam ser hospitalizadas. Talvez precisem de tratamentos avançados, como dispositivos de assistência mecânica ou transplante de coração.
Seguindo seu plano de tratamento
Seu plano de tratamento pode incluir:
-
Fazer mudanças no estilo de vida, como equilibrar atividades e descanso, parar de fumar e controlar o peso
-
Comer menos sal, como indicado
-
Tomar todos os medicamentos prescritos pelo médico
-
Limitar ou deixar de ingerir álcool
-
Fazer um diário para manter o controle de como se sente
Ligue para o médico imediatamente se seus sintomas piorarem.
Consulte seu médico regularmente. Fale sobre qualquer problema que tiver com o plano de tratamento. Seja honesto se não estiver fazendo algo sugerido pelo médico. Ele pode fazer algumas alterações para ajudar o plano a funcionar melhor para você.
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.