O seio que amamenta
Amamentar pode parecer misterioso no começo. O que está acontecendo dentro do seio? De onde vem o leite? O bebê consegue respirar bem? Na realidade, mães e bebês foram criados naturalmente para a amamentação. A imagem abaixo mostra como você e o seu bebê colaboram durante a amamentação.
O leite certo na hora certa
À medida que o bebê cresce, suas necessidades mudam. E o leite produzido pelo seu corpo muda para suprir essas necessidades. Você produz 3 tipos de leite para o seu bebê:
-
O colostro é o primeiro leite. Ele é espesso e amarelado, sendo por isso que muita gente o chama de ouro líquido. O colostro fornece todos os nutrientes de que o seu bebê precisa nos primeiros dias. Pode não parecer muito, mas é tudo de que o seu bebê precisa nesse período.
-
O leite de transição aparece de 2 a 5 dias após o parto. Ele pode parecer cremoso, branco ou amarelo.
-
O leite maduro começa na segunda ou terceira semana após o parto. Ele parece ser mais fino ou mais aguado. Pode ter uma coloração azulada. Os níveis de proteína, gordura e anticorpos no leite maduro mudam de acordo com as necessidades do seu bebê.

Os lóbulos são estruturas que produzem e armazenam o leite.
Os dutos são tubos que transportam o leite até o mamilo.
O nariz do bebê é achatado, permitindo que respire com facilidade durante a amamentação.
O mamilo possui várias pequenas aberturas por onde o leite sai.
A aréola fornece óleos para limpar o mamilo e ajudar o bebê a prender a boca. Durante a amamentação, a maior parte possível da aréola deve ficar dentro da boca do bebê. Isso ajuda o bebê a extrair o leite do seu seio. Também é mais confortável que quando o bebê suga apenas o mamilo.
A língua ajuda o bebê na amamentação. Você pode até ver a pontinha dela para fora sob o mamilo durante a amamentação.
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.